PROMOÇÃO DE VENDAS










EMENTA
REGRAS DA DISCIPLINA
AV I
AV II
AV III
APRESENTAÇÃO
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BRIEFING
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

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REGRAS PARA PROJETOS EXPERIMENTAIS I

DEFINIÇÃO

A disciplina Projetos Experimentais I, em Publicidade e Propaganda, consiste na elaboração de trabalhos práticos com abrangência das etapas de uma campanha de propaganda institucional para empresa e outra campanha de propaganda institucional de serviços para governo.

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno um vigoroso exercício prático de seus conhecimentos, que colocará em ação toda sua inventividade, talento e recursos nos campos de criação, mídia e atendimento.
Enriquecer o portfolio do aluno com trabalhos o mais verossímil possível, em nível profissional, que certamente muito contribuirá para sua melhor inserção no mercado de trabalho.

EXIGÊNCIAS

O trabalho é rigorosamente individual, não se permitindo em nenhuma hipótese a formação de grupos. Para tanto, o aluno poderá valer-se da ajuda de professores, colegas ou pessoas do seu conhecimento, capazes de auxiliá-lo na elaboração de certos itens do trabalho para os quais não existam recursos disponíveis.
As etapas do trabalho devem ser acompanhadas por ambos os professores da disciplina de forma que se estabeleça uma unidade advinda das habilidades de cada um dos orientadores.
Na medida em que a proposta da disciplina é simular uma situação real, a expectativa quanto ao seu produto obedece aos rigores de trabalhos em nível de mercado.

ETAPAS

A primeira etapa da disciplina, deverá ser apresentada na AV1 e na AV2, consiste nas seguintes providências:

o Escolha de um dos temas para campanha institucional para empresa, a saber:

A) Aniversário - Datas comemorativas de empresas.
(ex.: Um ano da Nova Varig; 95 anos do Bondinho do Pão de Açúcar; 110 anos do JB, etc.).

B) Fortalecimento de imagem - Desenvolvimento do posicionamento da marca.
(ex.: Banco do Brasil - O Banco que é todo seu; Nike - Just do it; etc.).

C) Partido Político - Desenvolvimento de ideologia de legenda política.
(ex.: PSDB: Pc do B; PT, etc.).

D) Organizações não-governamentais - Propaganda de entidades filantrópicas.
(ex.: Viva Rio; Onda Azul; Ação da Cidadania; Viva Cazuza; APAE, etc.).

E) Meio Ambiente - Campanha de propaganda que comunica os investimentos de uma empresa na área ecológica.
(ex.: Petrobras - Projeto Tamar; Jornal do Commercio - Projeto Pomar; etc.).

F) Marketing Social - Campanha de propaganda que comunica os investimentos de uma empresa na área de educação, saúde, responsabilidade social, etc..
(ex.: Fundação Roberto Marinho - Amigos da Escola; Hering - Câncer de mama; Benetton - Anti-racismo; etc.).

• Realização de uma pesquisa referencial, onde serão levantadas informações, dados e/ou estatísticas que dêem subsídios para a criação da campanha.

• Elaboração de briefing que norteará a criação da campanha.

• Elaboração do planejamento de mídia e as correspondentes planilhas de programação para cinco praças.

• Construção do racional de criação (defesa do conceito da campanha).

• Criação e produção das peças da campanha:

1) Roteiro de filme publicitário / story-board clássico ou conceitual;

2) Anúncio de revista - página dupla;

3) Anúncio de revista - página simples;

4) Anúncio de jornal;

5) Outdoor;

6) Busdoor;

7) Cartaz;

8) Folder ou folheto.

A segunda etapa da disciplina, deverá ser apresentada em AV2, consiste nas seguintes providências:

• Escolha de um dos temas para campanha institucional para governo, a saber:

A) Incentivo ao aleitamento materno;

B) Doação de sangue;

C) Prevenção à dengue;

D) Prevenção à AIDS;

E) Prevenção do câncer de mama;

F) Segurança no trânsito / estradas;

G) Desarmamento;

H) Anti-drogas;

I) Anti-tabagismo;

J) Violência contra a mulher / criança.

• Realização de uma pesquisa referencial, onde serão levantadas informações, dados e/ou estatísticas que dêem subsídios para a criação da campanha.

• Elaboração de briefing que norteará a criação da campanha.

• Elaboração do planejamento de mídia e as correspondentes planilhas de programação para cinco praças.

• Construção do racional de criação (defesa do conceito da campanha).

• Criação e produção das peças da campanha:

1) Roteiro de filme publicitário / story-board clássico ou conceitual;

2) Anúncio de revista - página dupla;

3) Anúncio de revista - página simples;

4) Anúncio de jornal;

5) Outdoor;

6) Busdoor;

7) Cartaz;

8) Folheto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

• Primeira Etapa: a AV1 não será apresentada para banca examinadora, mas apenas aos professores da disciplina na data de realização da prova, de acordo com as exigências estabelecidas.
As peças deverão ser reapresentadas com as correções apontadas pelo professor até a segunda aula após a AV1.

o Segunda Etapa: A campanha será apresentada à banca examinadora na data de AV2, segundo ordem de chamada da pauta, conforme as exigências, seguindo rigorosamente o arquivo PowerPoint disponibilizado no site www.professorloureiro.com.br.
As peças deverão ser reapresentadas com as correções apontadas pela banca em prova final, no caso de não obtenção de média para aprovação na AV2.

OBS¹: As peças que não forem apresentadas resultarão na perda de pontos na avaliação da banca e do professor (vale para todas as AVs).

OBS²: A apresentação será aberta ao público. Os comentários sobre os trabalhos, no entanto, ficarão restritos aos membros da banca examinadora e aos professores orientadores, não se permitindo manifestação dos demais presentes.

AVALIAÇÕES
Todos os trabalhos serão rigorosamente submetidos à avaliação por banca examinadora e/ou professores orientadores.
O aluno que não apresentar a campanha referente a das AVs na data prevista recebe "Falta" na data da AV e deverá apresentar o conteúdo referente, apenas em AV3. A nota da apresentação perdida (AV1 ou AV2) será lançada como AV3. Em hipótese alguma o aluno ficará sem apresentar uma das campanhas previstas na disciplina, ficando sujeito a uma apresentação ou entrega da campanha em AV3, com ou sem banca, conforme a possibilidade de convocação de professores.

COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL
A Banca Examinadora decidirá a nota da AV1, AV2 ou AV3 pela média aritmética das notas atribuídas por seus membros. A nota final deverá ser a média aritmética das notas da parte escrita e parte prática das mesmas AV1, AV2 e AV3. Recomenda-se o a utilização da AV3, exclusivamente, para melhorar o CR ou descarte da AV1 ou AV2.
Em regra geral, a AV3 desta disciplina consiste na correção dos erros da AV1 ou AV2 apontados pela banca examinadora e professores orientadores quando da apresentação da Campanha.
A não apresentação de todas as peças e o não cumprimento de todas as correções solicitadas pela banca nesta ou em qualquer outra avaliação acarreta reprovação do aluno.